11 de novembro de 2011

Astley Castle

O Castelo Astley, perto de Nuneaton, era (e ainda é, apesar de ser uma ruína) um edifício histórico que remonta ao ano de 1200. A terra passou a ser posse de Phillip de Astley  no século XIII, ano em  que ele construiu o castelo.

O Castelo foi, por um tempo, a casa de Lady Jane Grey, e dizem ser assombrado pelo fantasma de seu pai Henry Grey, Duque de Suffolk (que ocupou as terras de Weddington).

Imagens antigas de Astley Castle

Henry Grey participou da revolta contra a Rainha Mary. Quando a revolta fracassou, Henry Grey escondeu-se no Castelo de Astley, mas foi capturado em 1554 e decapitado. Estranhamente, em 1849, sua cabeça foi encontrada em uma pequena igreja perto da Torre de Londres, onde tinha sido preservada em uma caixa de vidro. Sua barba vermelha ainda era visível, pendendo do crânio.

A aldeia de Astley deriva seu nome de Alsi, um nobre saxão morto pelos normandos, em 1066, cuja terra foi perdida para o Earls Norman de Leicester que a passaram na descendência da família dos Condes de Warwick.

Imagens antigas de Astley Castle

O interior do castelo foi destruído pelo fogo em 03 de abril de 1978 em circunstâncias misteriosas. A ruína resiste desde então, mas, infelizmente, não parece haver nenhum plano para reconstruí-la. O edifício foi abandonado desde o incêndio e agora é pouco mais do que restos, com as paredes em um estado muito precário, com praticamente todas as paredes do interior destruídas ou em condições irreparáveis, como resultado do fogo, do vandalismo subsequente, e da decadência. Em 1998, o English Heritage e o Heritage Lottery Fund ofereceram subsídios para um plano de consolidação e construção parcial para alojamento de férias com a Fundação Landmark, mas o plano fracassou devido ao custo. Em 2005 houve nova tentativa e mesmo com valores reduzidos nada foi feito.

Ruínas de Astley Castle

Nuneaton & Warwickshire, Conselho sobre Edifícios em Situação de Risco no país, reconhece que o Castelo faz parte da categoria de Prioridade (em situação de risco extremo) e que "Realisticamente, parece que os restos do castelo terão de ser tratados como uma ruína ". Embora o bloco estável tenha sido identificado como sendo "capaz de construção para uso benéfico ... [apesar de] que sofrem de lenta decadência, e, ... vandalismo e incêndios criminosos".

Ruínas de Astley Castle

Ruínas de Astley Castle

Em abril de 1978, época do incendêncio que devastou o castelo, o jornalista Gef White e o fotógrafo Les Fannon estavam no local para registrar a tragédia. Entrando pelas salas danificadas pelas chamas, para tirar suas fotos, o Sr. Fannon fez uma descoberta bizarra naquela noite.

Foto antiga de Astley Castle

No último andar foram encontradas efígies de "magia negra", entalhadas com prego num estilo ritualístico. Gef White escreveu na época: "O mistério intriga os investigadores do incêndio. Uma sala foi exposta ao fogo e os detetives mostraram um círculo com um cordão preto, máscaras de horror e três bonecas de "ritual de morte", perfuradas por pregos revestidos em tinta vermelha. "O quarto, escondido em um canto alto do castelo, continha três bonecas. Os rostos de cada uma foram pintadas em uma careta trágica e pregos perfuravam seus corações e pernas. Na porta do quarto havia um símbolo pintado à mão, como um enorme ponto de interrogação".

Imagem do incêndio em Astley Castle

O vigário Astley, o reverendo Colin Henderson, que também era vigário de Coton, disse que não sabia nada de ritos de Magia Negra na paróquia. "Estou inclinado a ser cínico sobre tais práticas, pessoalmente, embora eu saiba que as pessoas podem ser prejudicadas por interesse nestas coisas", disse ele.

Imagem da igreja de Astley

(A parte referente aos intrigantes achados nos restos do incêndio fazem parte de um trecho de artigo em Nuneaton Evening Tribune "Midweek Mag", de quarta-feira 16 de abril de 1986, p9)

Abaixo uma das bonecas encontradas no Castelo Astley

Boneca encontrada no Astley Castle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados à Confraria dos Mortos